domingo, 11 de novembro de 2018

"Gélido", de Tess Gerritsen

Gélido (2010), da autora norte-americana Tess Gerritsen, é o oitavo volume da série de livros sobre a parceria entre a detetive Jane Rizzoli e a médica legista Maura Isles. As histórias sobre a dupla obtiveram tanto sucesso que viraram até série de TV, em 2011.

O livro acompanha a viagem de Maura a um congresso no estado americano de Wyoming. Lá, ela reencontra um conhecido dos tempos de faculdade, Doug, que a convida para um passeio de carro de última hora.

A princípio relutante, Maura acaba por aceitar o convite, ainda que apenas para esquecer sua última discussão com o namorado.

No caminho, uma terrível nevasca deixa o carro atolado em meio à neve. Em busca de refúgio, o grupo (que inclui ainda a filha adolescente de Doug e um casal de amigos) chega a um vilarejo chamado Kingdom Come. Curiosamente, o lugar parece ter sido abandonado às pressas. Há comida na mesa, janelas abertas e outros indícios de que, o que quer que tenha acontecido aos moradores, foi certamente algo rápido. A partir daí, os mistérios só aumentam.


Rizzoli & Isles (TNT, 2011-2016)

Um dos meus pontos favoritos durante a leitura foi a atmosfera de suspense, que, em determinados momentos, chega ao limite do sobrenatural.

A autora utiliza a oposição luz x sombra para alimentar uma atmosfera fantasmagórica e brincar com o ver e o não-ver. O chiaroscuro remete a tudo aquilo que não pode ser enxergado, mas que está lá. Assim como os fantasmas que assombram o lugar.

A brancura da neve está por toda parte e remete à inocência conspurcada por Kingdom Come.

A neve também remete a tudo que jaz enterrado próximo à superfície, como segredos e sentimentos reprimidos que, em um momento de lucidez, vêm à tona.

A segunda metade do livro não tem o mesmo ritmo da primeira, e o desfecho deixou um pouco a desejar. Ainda assim, é um thriller muito bom e uma leitura recomendável para quem gosta de um bom suspense.



Ficha do Livro:
Título Original: Ice Cold
Ano de Lançamento: 2010
Edição lida: Record, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Conto da Aia